terça-feira, 30 de novembro de 2010

Elementos Visuais da Linguagem Plástica










Aqui os nossos artistas voltaram a trabalhar alguns dos elementos da linguagem plástica. Que resultados tão lindos...
A textura pode ser chamada a “pele” dos objectos.
É a caracterização da qualidade da superfície de uma forma. Através do tacto ou da visão, podemos perceber se uma superfície é macia ou áspera, fria ou quente, as formas e as cores segundo se organiza. As sensações que captamos através desses sentidos permitem-nos diferenciar texturas diferentes e, desde logo, conhecer o mundo que nos envolve.
O ponto é um elemento visual que também serve para definir as formas das coisas. Sequências de pontos definem linhas que, repetidas em mancha, definem formas. Através do ponto, é possível exprimir pelo desenho as formas que quisermos. O Ponto pode ser fixo, imóvel, mas ao movimentar-se gera uma Linha. Se o ponto se deslocar sempre na mesma direcção, essa Linha denomina-se linha recta. Podes dizer que o Ponto é o elemento mais simples em Geometria e o que resulta da marcação com lápis na tua folha de papel.
As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às árvores: violeta, azul e verde. As cores quentes são consideradas excitantes e as cores frias calmantes.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário